Sunday, February 05, 2006

Dependência tecnológica

Já abordei este tema anteriormente contudo, sinto necessidade de voltar a desabafar sobre isto, porque o que se verifica nos dias que correm é uma total artificialização e robotização social. Hi5, orktut, msn messenger, e muitos mais meios de destruir relações reais e constituir as falsas ideais.
Também eu tenho algumas destas coisas que, apesar de serem um desperdício de tempo e sanidade mental, prendem o nosso lado automatizado. Quais os benefícios que daí podem advir? Estabelecer contacto com pessoas que vemos menos vezes, mas até que ponto isso constitui uma vantagem? Não é melhor falar pessoalmente das aventuras que nos vão acontecendo do que tratar disso de uma forma tão impessoal? Estamos imiscuídos num meio que nos rouba a magia e a identidade, e cá estou eu a publicar pensamentos contraditórios onde? Pois, na internet! Mas tenho que excluir este espaço, porque aqui podemos escrever as coisas mais absurdas possiveís sem que ninguém saiba quem somos, e um blogspot difere muito de uma central do engate, ups, desculpem-me, hi5!
Nos dias que correm há inclusive pessoas que "respiram internet", fecham-se no quarto e passam o tempo neste meio, que, apesar de ser muito útil, como é óbvio, e de nos permitir obter as mais variadas informações (de uma forma muito simples)também consegue transformar certas pessoas em autênticos vegetais, em pessoas completamente anti-sociais.
Pessoas que procuram o amor neste meio, e que o encontram, mas que não têm uma história engraçada para contar, apenas um amor simulado, por vezes um amor oriundo do desespero. É a evolução da espécie, mas também é a condenação de muitos actos naturais, ainda mais do que aqueles que o ser humano opta por condenar. Será possível, com isto tudo vermos beleza nas coisas mais simples? Ou será que vivemos numa sociedade demasiado redutora para tal?
Compras online, amor online, inscrições para ginásios online(sim, esta parece-me demasiado absurda), qualquer dia para quê sair de casa?
Eu, que sou uma amante acérrima da cidade e da tecnologia, vejo que cada vez mais ela nos torna em seres preguiçosos e desprovidos de emoções autênticas. Dou por mim a ver cada vez mais filmes em casa e principalmente em casa de amigos, em vez de me deslocar para o cinema, sim, é bom fazê-lo no conforto de um lar, mas são estas pequenas coisas "confortáveis" que nos retiram alguns dos verdadeiros prazeres de vida.
Hipocrisias à parte e em suma: internet sim, mas com moderação! ( o alcoól é deixá-lo continuar em alta :P)

2 comments:

Anonymous said...

you got point :P

Tomatinha said...

não deixo de te dar razão... mas também te digo que este meio depende de como o usas... se usas cm algo impessoal, torna-se impessoal! se usas cm algo pessoal... torna-se pessoal! tudo depende de como o usamos... Quanto aos amores na internet, mais uma vez depende das motivações! Na vida tudo depende das nossas motivações... e quanto ao hi5, centro de engate, esqueceste-te de referir que poderá também servir de amparo superficial ao ego :) mas pra isso tb se pode ir pro CHCF e não faltarao decerto pedidos de casamento :D (falo por experiencia propria).