Thursday, February 16, 2006

Mais um novelo de emoções...

Já não gosto de sonhar acordada, nem de sonhar em geral. Sinto que a minha imaginação foi catapultada para longe do meu ser. Tudo isto foi tomado de assalto e eu não ofereci a mínima resistência. Deixei que a minha magia me fosse retirada e o tédio se tornasse em algo característicamente meu.
O aborrecimento deriva da falta de imaginação, do conformismo, da estandartização de valores e ideais. É penoso admitir mas é isto que me acontece.
O que promove o esquecimento? A ausência de carimbos? De marcas eminentes? As emoções são frágeis, delicadas, mas quem esmorece somos nós, cada um de nós é o autor do abandono das respectivas emoções. Nada disto importa de momento. O fracasso é que nos obriga a procurar objectos de reflexão ilegítimos, não mais do que imposições para o depositar num canto em vez de o enfrentar.
Devemos abandonar os que pouco nos importam? Aqueles que feito o balanço são insignificantes aos nossos olhos? Penso que sim. A hipocrisia consistia em continuar a alimentar a "semente má". O problema é que, maioritariamente, não existem sementes más apenas meros transeuntes que, desconhecendo a porcaria em que estão submersos, depositam esperanças ilimitadas na amizade. Encontros e confrontos, algo pelo qual todos passamos, por mais que alguns o queiram ocultar.
Nem tudo é alegria, a alegria é transitória, razão pela qual tem tanto valor. Por isso permito que os pensamentos se enovelem, se deformem e se misturem ilimitadamente. A todos aqueles que "adoram viver" só tenho algo a dizer: alguém que aprecie verdadeiramente a vida não tem que citar constantemente lugares-comuns para se sentir "iluminado". A verdadeira luz interior vem das nossas acções e não de palavras rascas, provenientes de pessoas mentecaptas.
Não me sinto iluminada mas conheço quem o seja, através de gestos simples que não necessitam de descrições vulgares :)

2 comments:

Tomatinha said...

Ausência de sonho não é ausência de crença...e diz-me deixaste de acreditar? Não me parece porque tens força e porque estás lá...as palavras escritas estão lá escondidas... e tu claro que és iluminada! Não me tivesses iluminado numa altura um pouco mais triste e sombria... e não precisei de descrever, pk ficarei eternamente grata... :) "Contraria a tua vontade, nega os teus pensamentos e vive!" - familiar? palavras k mto me dizem..e gestos c tamanha beleza k n precisam de ser descritos! Bjaoooo GRandeee

teorias said...

Aprecio a profunda sensibilidade que colocas nas palavras que escreves! A maneira como exprimes o que sentes e te viras do avesso mostrando de uma forma tão delicada as tuas vivências interiores.
A alegria, como tudo, é transitório... é a eterna questão do traço ou do estado... do sermos alegres ou estarmos alegres... e, como ambos sabemos, a alegria é um estado!
"As emoções são frágeis, delicadas, mas quem esmorece somos nós, cada um de nós é o autor do abandono das respectivas emoções". As emoções são como bolas de sabão... lindas, perfeitas e fugazes! O contrucionismo social e o construtivismo defendem que cada um é o autor da sua vida e da sua vivência... se somos o autor do abandono das respectivas emoções, também é verdade que poderemos ser o autor do seu regresso (após uma boa reformulação das mesmas, está claro).
Vai e resgata a tua imaginação... pega no batalhão das tuas emoções e recupera a tua magia! Boa sorte!

PS. O que promove o esquecimento é o passar do tempo (mas esse não pode ser acelarado).