Friday, April 14, 2006

Oniricamente descontente

"No one has normal relationships", acabei de ver Six Feet Under, um tremendo poço de inspiração, e como eu entendo a Brenda! O medo da intimidade é algo que persegue o ser humano, quanto mais gostamos de alguém, maior é a vontade de sabotar tudo,de reparar nos pormenores mais insólitos, para que o escape às responsabilidades pareça pertinente.
Parece que tudo se constitui não como uma clausura, como muita gente parece defender, mas sim como um labirinto temeroso, onde as nossas razões se confundem nas razões de outrém, alheio aos nossos pensamentos mais sórdidos.
Por mais que me tente debater não encontro uma solução que se afigure consciente, amordacei-me de tal forma que até os meus pensamentos condeno, os pensamentos que se fossem proferidos poderiam me ajudar nesta altura de tensão psicológica.
Sonho com tudo isto,e de uma forma puramente metafórica , o meu descontentamento traduz-se na inquietação constante dos meus sonhos surrealistas.
Porque é tão difícil enfrentarmos estas pequenas grandes coisas? Porque me custa tanto revelar o que me faz sentir tonta todo o tempo? Terei assim tanto medo de demonstrar que não estou a adaptar-me facilmente? Que no íntimo do meu ser ainda falta ouvir uma parte de mim?
Quando nos pomos de parte por uns instantes que seja, os próximos passos que damos parecem repletos de egoísmo. Um egoísmo como que desumano. É humano ser egoísta, ser frágil e ter momentos de solidão pertinentes, certo? Quero soltar a minha voz, largar esta angústia que me persegue sem perder nada do que ganhei. Egoísmo mais uma vez, o egoísmo típico de quem se sente inseguro e não quer abdicar de nada. Não consigo produzir nada mais que este desabafo que, até a mim, me parece incoerente. Nas minhas próprias palavras encontrei e desviei simultaneamente a solução. Tudo isto, presentemente, não serviu de muito. Servirá para um dia sonhar sem encargos, soltar o meu descontentamento e rumar pelo caminho daqueles que ousam enfrentar os sonhos!

4 comments:

Tomatinha said...

Ter a vontade de mandar pra fora... mas n se conseguir! Tentar ser verdadeiramente livre mas não conseguir... tantos sentimentos contraditorios! Tanto medo. Como te entendo e cm me revi neste teu texto incoerente cm o chamas, mas que me descreve de certo modo! Ti curto menina e adorei o texto! :D Mentes Brilhantes complicam ...mas apenas pk procuram a verdadeira resposta e caminho!

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Well, it only takes a second to fuck things up!
São algo extremamente complicado, as relações. O abdicar de certas certezas e tentar alargar os horizontes a novos conceitos. É um processo continuo e moroso, se bem que frutuoso é claro! É por isso que sempre digo que nada é preto no branco. Somos seres humanos. não robots. Somos movidos por impulsos, instintos e muitas das vezes pelo egoísmo a que te referes. Gostamos de sabotar as coisas é um facto. Torna tudo mais complicado e é disso que a nossa mente gosta aparentemente... de testar limites, dessa complexidade. É quase como se a simplicidade é que fosse um conceito demasiado avassalador e destructivo para ser percepcionado pelo nosso cérebro...
Nem sei que mais dizer... acertaste em cheio com este.

Anonymous said...

tb vi esse episodio, concordo com o que dizes